O 5º Encontro da ABROVET, que acontecerá juntamente com o World Veterinary Cancer Congress, em 25 de Maio de 2016, e terá a Dra. Alice Villalobos, pioneira em estudos sobre qualidade de vida, ética e eutanásia em animais de companhia portadores de câncer e uma dos membros participantes na fundação da Veterinary Cancer Society, em 1976

Dra. Alice presidiu a Society for Veterinary Medical Ethics entre os anos de 2010 a 2011 e, tem sido uma ativa divulgadora sobre a conduta ética dos veterinários em exporem francamente aos seus clientes as condições de tratamento e expectativas de pacientes terminais, oncológicos ou não.

Uma das frentes defendida pela pesquisadora é o do direito dos tutores à informação sobre as formas de tratamentos paliativos a seus animais, inclusive aqueles sem condições de custear financeiramente tratamentos convencionais. Ela é conhecida, pelo meio veterinário, como introdutora do conceito Pawspice à sua prática clinica, conceito que abrange os cuidados paliativos aos animais com doença terminal.

Tenho certeza que os colegas que participarem do 5º Encontro da ABROVET terão a oportunidade de ouvir e discutir assuntos de muita importância no atendimento aos pacientes oncológicos, e também na abordagem aos tutores.

Leituras complementares: