Dras. Renata Sobral, Alice Villalobos e Cláudia Ronca, a prática da oncologia pautada em qualidade de vida dos pacientes veterinários.

Dra. Alice Villalobos é veterinária oncologista responsável pela Pawspice and Animal Oncology Consultation Service na Califórnia, Estados Unidos, onde se dedica de uma forma bastante particular aos seus pacientes oncológicos. Ela é fundadora do conceito Pawspice, uma versão veterinária do conceito de Hospice, conceito criado pela enfermeira britânica Cicely Mary Saunders, que atuou intensivamente no cuidado dos doentes e enfermos no período do pós-guerra.

Hospice ou Pawspice não significam necessariamente um local físico, mas sim uma filosofia de cuidado a pacientes severamente doentes, cuidados específicos ao final da vida, incluindo assistência durante o processo de morrer, que também se estende ao acolhimento dos familiares em luto.

De forma metodológica e compassiva, Dra. Alice utiliza escalas de qualidade de vida padronizadas para seus pacientes conhecidas como HHHHHMM Scale que são baseadas em Hurt (controle adequado de dor e habilidade para respirar), Hunger (alimentação), Hydration (hidrataçãp), Hygiene (higiene), Happiness (felicidade), Mobility (mobilidade) e More Good Days than Bad (mais dias bons do que dias ruins).

A possibilidade de ouvir a Dra. Alice Villalobos discorrer sobre sua atuação como oncologista é, sem dúvida, uma experiência muito inspiradora!