renata-sobral-daleck-out2016Neste último final de semana participei de uma belíssima homenagem dedicada ao professor Carlos
Roberto Daleck, professor livre docente que participou na formação de muitos veterinários cirurgiões e oncologistas pela UNESP – Campus de Jaboticabal.

A homenagem ocorreu durante o evento Onco in Rio, organizada pelos ex-alunos do mestre, hoje renomados cirurgiões e oncologistas. Cada um dos colegas dedicou seu agradecimento pessoal pelos ensinamentos e apoio quando da época em que eram orientados.

Minha experiência com o Prof. Daleck iniciou nos últimos semestres em que eu ainda cursava a graduação; tive a supervisão do Prof. Daleck durante meu estágio curricular obrigatório, nesta época eu estava decidida que seria cirurgiã.

Já formada, iniciei o programa de Residência em Cirurgia de Pequenos Animais (1995-1996), também orientada por ele. Nesta época o prof. Daleck havia recém voltado do programa de pós-doutorado na Colorado State University, onde teve a honrosa experiência de acompanhar o trabalho que o Dr. Stephen Withrow desenvolvia na conceituada universidade americana. Esta experiência foi determinante para que Daleck voltasse ao Brasil e se dedicasse tanto à pesquisa como na formação de veterinários oncologistas brasileiros, incluindo a mim.

Eu, uma vez decida que não seria somente cirurgiã, mas também oncologista, contei mais uma vez com o apoio do Prof. Daleck e “defendemos”, em 1999, minha dissertação de mestrado tendo como enfoque o tratamento de osteossarcomas em cães.

Além da homenagem que ocorreu no Rio de Janeiro no último dia 30 setembro de 2016, gostaria de deixar registrado aqui meus agradecimentos àquele que foi um dos meus maiores incentivadores e que acreditou no meu potencial como oncologista:

“Prof. Daleck, considero o nosso encontro como aluna e orientador um grande presente em minha vida. Você foi um dos professores que me despertou o interesse pela cirurgia durante o período da graduação e, já na residência, minha paixão pela oncologia. Seu incentivo e apoio no início de minha carreira foram determinantes! Minha eterna gratidão pela deliciosa surpresa em ter tido você como meu mestre!”