Formação, cursos e experiência

A Dra. Renata Sobral possui formação acadêmica e técnica no diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico de diversos tipos de tumores.

Todos os profissionais da equipe da Dra. Renata A. Sobral possuem formação, tanto acadêmica como técnica, para promover o melhor e mais humanizado tratamento contra o câncer em cães e gatos.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), fez residência em Cirurgia de Pequenos Animais (1995) e mestrado em Cirurgia Veterinária pela mesma universidade (1999).

Defendeu doutoramento em Ciências, área de concentração Oncologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006).

Atuou como professora assistente em Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade Metodista de São Paulo durante os anos de 1999 a 2005. Em 1999 iniciou as atividades do Serviço de Oncologia do Instituto Brasileiro de Especialidades Veterinárias PROVET, pioneiro em São Paulo, aonde atuou como oncologista até fevereiro de 2012.

Em março de 2012, inaugurou a Onco Cane Veterinária, onde coordena uma equipe de veterinários (clínicos, cirurgiões e intensivistas) dedicados ao diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de câncer em animais de companhia.

Em 2013 participou da fundação do Grupo PSICONVET, composto por médicos veterinários e psicólogos com interesse em discutir os aspectos psicológicos , dos proprietários e dos veterinários, envolvidos no processo de adoecer por câncer em cães e gatos.

Atualmente cursa Especialização em Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP).

É membro da Associação Brasileira de Oncologia Veterinária ABROVET desde sua fundação, em julho de 2004.

Atualmente é aluna regular do Curso de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae, com previsão de conclusão em 2020.

Histórico curricular

Janeiro de 1995

Graduada em Medicina Veterinária pela UNESP/Campus de Jaboticabal.

Fevereiro de 1995

Início das atividades como residente em Cirurgia de Pequenos Animais no Hospital Laudo Natel da UNESP/Jaboticabal. Orientada e influenciada pelo Prof. Dr. Carlos Roberto Daleck que havia recentemente retornado ao Brasil após um período de acompanhamento da rotina do Animal Cancer Center da Colorado State University (CSU), EUA.

Fevereiro de 1999

Início das atividades como professora em Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais na Universidade Metodista de São Paulo até 2006.

Maio de 1999

Criação do Serviço de Oncologia Veterinária no PROVET, Unidade Jurucê (atual Unidade Divino Salvador, Moema, São Paulo), onde permanece como uma das responsáveis pela equipe de médicos veterinários oncologistas.

Novembro de 1999

Defesa da dissertação de Mestrado em Cirurgia Veterinária pela UNESP/Campus de Jaboticabal, com enfoque em quimioterapia antineoplásica no tratamento do osteossarcoma canino.

Julho de 2004

Participação da fundação da Sociedade Brasileira de Oncologia Veterinária (ABROVET).

Dezembro de 2006

Defesa da tese de Doutorado em Oncologia pela USP/Faculdade de Medicina em São Paulo, com enfoque em biologia molecular como método de auxílio no diagnóstico e prognóstico do câncer de mama em mulheres e em cães fêmeas.

Julho de 2008 a Março de 2009

Colaboração internacional como técnica veterinária da instituição British Columbia Society for the Prevention for Cruelty do Animals (BCSPCA), sendo uma das responsáveis técnicas do abrigo de cães, gatos e pocket animals do abrigo da cidade de Vancouver, British Columbia, Canadá, com enfoque em bem-estar animal.

Setembro de 2009

Início das atividades como responsável pelo Centro de Oncologia Veterinária do Hospital Veterinário Tutti Cane, Alphaville, São Paulo.

Janeiro de 2010

Início das atividades como responsável pelo Serviço de Oncologia do PROVET, Unidade Anália Franco, Jardim Anália Franco, São Paulo.

Abril de 2012

Fundação da Onco Cane Veterinária com o intuito de oferecer a você e ao seu pet o melhor atendimento veterinário, além das mais avançadas técnicas diagnósticas e terapêuticas.

Junho de 2013

Participou da fundação do Grupo PSICONVET, composto por médicos veterinários e psicólogos interessados em discutir os aspectos psicológicos dos proprietários e dos veterinários, envolvidos no processo de adoecer por câncer em cães e gatos;

Dezembro de 2015

Concluiu curso de Especialização em Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), tendo como principal interesse de estudo a formação e as rupturas de vínculos afetivos criados entre homens e animais e estimação.