O projeto de doutorado intitulado Abordagem ao Paciente com Câncer: qual a Visão do Proprietário? da candidata Marília Gabriele Prado Albuquerque Ferreira traz uma grande contribuição para a pesquisa em oncologia veterinária!

O trabalho é orientado pelo Prof. Dr. Andrigo Barboza De Nardi, do programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP/Jaboticabal e tem como foco a identificação de sinais de ansiedade, depressão e variações de humor em tutores de pacientes diagnosticados com câncer.

O delineamento da pesquisa da autora inclui entrevistas com 300 tutores para o preenchimento de um questionário sobre a Percepção do Tutor do Paciente com Câncer, além de escalas validadas para identificação de ansiedade e depressão (Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e Escala de Humor de Brunel).

Como a candidata realizará parte de sua pesquisa na Universidade de Wisconsin (Estados Unidos), 150 dos tutores participantes do estudo serão brasileiros e 150 americanos. Os grupos controle serão compostos por tutores de pacientes diagnosticados com outras afecções que não câncer, além de tutores de pacientes saudáveis.

O objetivo maior do estudo é o de identificar sinais de ansiedade e depressão nos tutores, bem como melhor compreender os medos e anseios evidenciados por estes durante o diagnóstico e o período de tratamento de seus animais.

O estudo conta com minha co-orientação (como participante do grupo PSICONVET) bem como pelas co-orientações dos professores Daniel Galera Bernabé (Faculdade de Odontologia UNESP- Araçatuba) e Antonio Sérgio Ferraudo (Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias – UNESP- Jaboticabal).

Marília, desejamos bom trabalho a você e, permanecemos na expectativa dos resultados de tão importante estudo!