O Congresso Paulista de Especialidades Veterinárias, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de Outubro no Pavilhão de Exposição da EXPO CENTER NORTE, juntamente com a feira PET SOUTH AMÉRICA, contou com a participação de profissionais, nacionais e internacionais, que se destacam na prática das diferentes especialidades em Medicina Veterinária.

A Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), organizadora do evento, havia gentilmente me convidado para coordenar o módulo de Psico –Oncologia  o que,  eu não poderia fazer sem a importante participação  dos meus colegas do PSICONVET,  Alexandre Bastos Baptista e Joelma Silva Ruiz que contribuíram com as palestras sobre Burnout e Fatiga de Compaixão e Assistindo a Família do Pet Doente com Câncer, respectivamente.  A mim, coube discorrer sobre Eutanásia e Luto dos Responsáveis em Oncologia Veterinária que, finalizou o módulo e abriu a discussão à plateia.

Tenho ministrado palestras sobre Psico-Oncologia desde 2003 e, percebo com entusiasmo que o público interessado a discutir o assunto vêm aumentando gradativamente, com uma expressiva participação de alunos de graduação.

Acredito que o interesse na discussão dos temas relacionados à Psico-Oncologia demonstra uma nova postura do médico veterinário, que tem sido mais atento a uma escuta não somente relacionada à doença do paciente, mas também a outras demandas família.

Parabéns SPMV pela excelente organização e sucesso no próximo evento em 2016!