No último dia 03 de outubro, na Universidade de Franca (UNIFRAN) tive o privilégio de participar do II Simpósio de Oncologia Comparada organizado pela professora Sabryna Calazan. O evento teve a valiosa contribuição de colegas médicos oncologistas e psicólogos de serviços de referência na região.

Fui nomeada para “abrir” o evento com as palestras de Oncologia Comparada –  Observações na Prática Veterinária e Como Lidar com o Responsável do Paciente Oncológico.

O início do simpósio teve como destaque as palestras de Psico-Oncologia, com a contribuição dos psicólogos Nichollas Martins Areco e Érika Arantes de Oliveira, ambos com ampla experiência de atuação no Setor de Oncologia e Hematologia do HC de Ribeirão Preto – USP. Os colegas discorreram sobre O Suporte Psicológico a Crianças e Adolescentes com Câncer  e  Síndrome de Burn-Out em Cuidadores e Profissionais de Oncologia, respectivamente.

A primeira parte do evento foi encerrada com uma mesa redonda composta por mim e pelos colegas psicólogos onde todos os ouvintes tiveram a oportunidade de discutir assuntos relacionados à nossa prática e, como escutar melhor as demandas dos responsáveis dos nossos pacientes.

Renata      PARABÉNS UNIFRAN pela iniciativa!