A perda de um animal amado pode ser experimentada como a perda de “um pedaço” de nós mesmos
Presto aqui minha homenagem a esta corajosa “Nega”, como ela era carinhosamente chamada pela sua tutora, com a certeza de que ela permanecerá eterna dentro de cada um de nós!


Momentos de NIna Machado e Vivian
Tenho certeza que a Nina foi um presente de Deus. Acho até que foi ela quem me adotou. Cuidamos sempre uma da outra e quando eu mais precisei, ela se transformou em minha tutora e, quando ela precisou de mim, procurei fazer com todo o meu amor, o melhor. Aprendi muito com ela e agradeço por todos os anos que ficamos juntas . Eu amarei minha Nega para sempre.
Vivian
Tive a oportunidade de conhecer a Nina Machado (SRD, canina) e sua tutora Vivian em 2014, ocasião em que ela havia sido diagnosticada com um tumor hepático de grandes proporções. Os colegas veterinários pelos quais Vivian havia passado não estimulavam a cirurgia em virtude dos riscos envolvidos.
Em dezembro de 2014 Nina foi operada na Onco Cane por mim e pela minha equipe. A cirurgia foi um sucesso, ela se recuperou plenamente e voltou a ter uma vida completamente normal com fiel companheira da Vivian.
Porém, em julho de 2017 os exames controle detectaram que o tumor havia recidivado no fígado, além do aparecimento de dois outros focos no pulmão. A despeito destas evidências, ela permanecia vivaz e carinhosa não somente com sua tutora, mas também distribuía puro carinho e generosidade a todos os amigos que ambas tinham em comum.
Infelizmente ela não resistiu à segunda cirurgia e, nos deixou há uma semana e, sua ausência ainda emociona a todos nós.
Arte: Olga Gonorovsky
Bonita homenagem; o desenho, em particular, representa muito bem o que sentimos quando alguém assim tão querido deixa de estar presente no nosso dia a dia da forma visível, audível, palpável como era antes. É bem isso: uma parte nossa que passa a estar pulverizada no universo inteiro, inatingível, inacessível, tão próxima e tão imensamente distante… Que ela possa estar bem, feliz, plena… Essas criaturinhas merecem tudo de melhor!
Olá Kátia, muito legal receber seu comentário sobre a Homenagem à Nina Machado.
A ilustração que utilizei na matéria é de uma artista russa, Olga Gonorovsky, que fez uma sequência de desenhos em homenagem à Zhuzha, sua companheira canina que morreu no fim de março de 2010, de câncer. Eu selecionei a ilustração pois ela é muito adequada para descrever o relato de muitos dos tutores de meus pacientes … a sensação de perda de uma parte de nós mesmos quando eles se vão.
Gostei particularmente da sua descrição sobre “uma parte nossa que passa a estar pulverizada no universo … tão próxima e tão imensamente distante”.
Obrigada pela contribuição!
Abraço
Renata Sobral
Fiquei sabendo da partida da Nina hoje. Eu e sua tutora Vivian dividiamos muitas confidências referentes nossas meninas. (Tambem tenho uma mocinha de 4 patas) e a convivência diaria no trabalho c a Vivian era suficiente para saber o quanto a Nina era importante tal qual uma filha para uma mãe.
Deixo aqui meus sentimentos a “Mamãe Vivian” pq sim.. Somos mães de seres aqui na terra…
Conheci a Nina, e sei que é verdade o fato de ela ter adotado a Vivian em algum momento, como ela própria relata…. A Nina era doce e meiga e sei que fará falta, principalmente a sua tutora, mas estará em um campo verdejante onde possa correr bastante, na companhia de outros amiguinhos que também partiram…